Regulamento do Prêmio Doryoku
Introdução
Doryoku é um dos lemas do praticante de karatê-do, cuja tradução é Esforço.
Duas frases famosas, relacionadas ao tema, foram transmitidas pelo famoso Mestre Gichin Funakoshi:
“Hitotsu – Jinkaku cansei ni tsutomuru koto”
Primeiro – Esforçar-se para a formação do caráter.
“Hitotsu – Doryoku no Seishin-o yashinau koto”
Primeiro – Criar o intuito de esforço
Quando se diz: “Esforçar-se para a formação do caráter”, temos que entender que a técnica deve estar em harmonia com a responsabilidade do praticante, pois, se for utilizada por pessoas com más intenções, pode se tornar muito perigosa.
Quando se diz “Criar o intuito de esforço”, na verdade isto se trata da conquista do aluno pela sua autonomia. Não será necessário esperar o professor ou os pais darem a ordem, ele mesmo irá fazer. Caso não se esforce, não conseguirá superar os diversos obstáculos e desafios que aparecerão no seu caminho até chegar à faixa preta. A cada derrota ele deverá erguer-se novamente e continuar lutando, e isso deve ser transferido para a sua vida pessoal e profissional. Portanto, quando uma pessoa chega à faixa preta e dá continuidade nesta filosofia, temos a certeza que essa pessoa é diferenciada e não desistirá facilmente de seus objetivos e sonhos.
Objetivo
O objetivo do Prêmio Doryoku, idealizado pelo Sensei Nelson Mitsuo Higa, é reconhecer o esforço dos alunos da Associação Higa-Dojô e motivá-los a se esforçar cada vez mais.
Categorias
KARATÊ MIRIM
INFANTIL (ATÉ 12 ANOS)
JUVENIL (DE 13 17 ANOS)
ADULTO (DE 18 A 39 ANOS)
MASTER (ACIMA DE 40 ANOS)
OBS.1. Considerada pelo ano de nascimento.
OBS.2. Critério de desempate, aluno mais velho.
Regulamento anual
Para classificação serão somadas todas as aulas do ano. Os 3 alunos melhores classificados receberão premiação de destaque. Os demais alunos poderão se classificar como Primeiro, Segundo ou Terceiro colocados de sua categoria. Aqueles alunos que não se classificarem receberão homenagem pela participação durante o ano.
Somente não serão homenageados os alunos que desistirem do treinamento durante o ano.
A entrega do Prêmio será em uma Solenidade, a ser realizada no último final de semana do mês de janeiro, em local e horário a ser definido e comunicado com a devida antecedência.
A presença no dia da Solenidade será valorizada. Na impossibilidade de comparecer, o aluno poderá enviar um representante. Em casos de ausência, somente receberá a premiação após a data da Solenidade mediante a uma justificativa, entregue por escrito, a qual será analisada pela Comissão Organizadora do Evento.
Comissão organizadora
Este regulamento foi elaborado pela Comissão Organizadora e pelo Diretor do Evento, qualquer item que por acaso tenha sido omisso a este regulamento deverá ser analisado pelos membros desta comissão.
Membros: Lais Guerra dos Santos; Lucas Mitsuo Higa, Ricardo Santos Martins Gonçalves.
Diretor do Evento: Nelson Mitsuo Higa.